Distribuição de Alimentos – Programa Mesa Brasil

Colabore com essa causa. Combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos.

Criado em 1994 em São Paulo, o Mesa Brasil integra o Sesc, doadores, instituições sociais e voluntários. É mais que uma rede complexa e eficiente de reaproveitamento e distribuição de alimentos aparentemente descartável, oferece cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições.

Como colaborar?

Doando produtos, oferecendo serviços como transporte e logística, embalagens, análise microbiológica, veículos para transporte ou sendo voluntário na área técnica, ajudando nas ações educativas (cursos, oficinas e treinamentos) e na área operacional, na coleta e seleção dos alimentos doados.

O que pode ser doado

Alimentos in natura ou industrializados que não são aproveitados integralmente (prazo de validade já próximo, alto grau de maturação), como:

  • legumes, verduras e frutas; frios, leite e laticínios; grãos e cereais; enlatados e conservas; sucos; pães e massas; carnes;

Quem pode oferecer ao programa

  • Empresas que produzem ou comercializam alimentos: centrais de distribuição, supermercados, padarias, sacolões, padarias, indústrias, feiras e pessoas físicas

Quem recebe do programa

  • Instituições sociais: creches, abrigos, albergues, asilos, casas de convivência, que desenvolvem ações sociais e educacionais e que, para se cadastrarem no Programa devem estar legalmente constituídas e atender alguns critérios.

Onde doar. (Retiram no estabelecimento)

Unidades em todos os Estados do Brasil. Lista das unidades.

Colheita Urbana: Busca onde sobra, entrega onde falta

Para essa ação o Programa conta com veículos próprios para o transporte de alimentos, isotérmicos ou refrigerados, e equipes treinadas, que se responsabilizam pela seleção e correto acondicionamento dos alimentos.

No caso de grandes volumes enviados por indústrias, os produtos são armazenados em um grande depósito. O armazenamento desse alimento permite que a distribuição do mesmo possa ser feita utilizando vários veículos, garantindo o atendimento de todas as instituições cadastradas no Programa no estado de São Paulo. A quantidade de alimentos doados é dividida entre as instituições sociais de acordo com o perfil do público, o tipo de produto, a validade e a capacidade de consumo.

Ação Educativa

O Programa realiza cursos, treinamentos, oficinas, workshops, palestras e seminários dirigidos às empresas e instituições sociais envolvidas nessa parceria para garantir, em todas as etapas deste processo, a qualidade dos alimentos, seu total aproveitamento, a preparação de uma refeição balanceada e segura, e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, trabalha conceitos como cidadania, autonomia e sustentabilidade, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das instituições sociais.

Acesse alguns materiais disponibilizados aqui:

Comments are closed.